top of page

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

Oratório Colonial

Técnica:

Madeira Entalhada com aplicação em Folha de Ouro

Acervo:

Clóvis Manoel

Localização

Tupã - SP

Artista:

Clóvis Manoel

Mais do que uma peça de decoração, o oratório é um objeto que, literalmente, guarda a fé e a devoção das pessoas. São abrigos para imagens de santos, que têm tanta representatividade e simbologia quanto os objetos de devoção.

A origem dos oratórios remonta à Idade Média. Somente os reis tinham estes nichos em suas casas e os adornavam luxuosamente, inclusive com pedras preciosas. Depois, as famílias mais ricas também passaram a contar com altares particulares. O hábito de ter um lugar especial para guardar os santos foi se popularizando e chegou até as colônias portuguesas.

De acordo com os historiadores, em 1.500, a caravela que chegou ao Brasil trazia um oratório com a imagem de Nossa Senhora da Esperança. O hábito de proteger os santos em um local específico se espalhou pelas fazendas, senzalas e residências brasileiras através dos séculos.

Nas mãos de artesãos, os objetos ganharam diversas formas e adereços. Agora, revelam características próprias de uma cultura ou de determinada época, sempre com seus traços originais de minicapela em estilo barroco.

© 2025 por Museu de Arte Sacra Franciscano de Tupã

  • Instagram
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do YouTube Preto
bottom of page