Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
Relíquia - Maria Tereza de Goretti
Acervo:
Museu de Arte Sacra Franciscano
Doação:
Padre Nivaldo Restel - Tupã/SP
Nascida em uma família humilde na província de Ancona, Itália, Maria Teresa Goretti desde cedo manifestou uma fé e uma pureza excepcionais. Aos doze anos, a jovem, conhecida como Marieta, despertou a atenção de Alexandre Serenelli, um rapaz de 18 anos. Quando ele tentou violentá-la, Marieta resistiu com bravura, exclamando: "Não, não! Deus não quer isso! É pecado!".
Enfurecido por sua resistência, Alexandre a atacou brutalmente com uma faca. Gravemente ferida, Maria foi levada ao hospital, onde, antes de falecer, perdoou seu agressor com palavras comoventes: "Por amor de Jesus, eu o perdoo e desejo que você vá comigo para o paraíso."
Santa Maria Goretti partiu deste mundo no dia 6 de julho de 1902, mas seu legado de perdão e pureza continua vivo. Alexandre Serenelli, após cumprir sua pena, teve uma profunda transformação em sua vida, dedicando o restante de seus dias à penitência. Em 1950, Marieta foi canonizada, com a presença de sua mãe e irmãos, em uma cerimônia que celebrou a vida da jovem que se manteve firme na fé até o fim.


